Motoristas da 99 e Uber são afetados com nova regra; confira o que muda

Os motoristas da 99 e Uber devem ficar de olho: o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que as duas empresas suspendam a oferta do transporte de passageiros por motocicleta na capital paulista. No dia 14 deste mês, a 99 iniciou a oferta do serviço em São Paulo. Veja o que muda.

Motoristas da 99 e Uber são afetados com nova regra; confira o que muda
Imagem: Pixabay

Segundo o IG, a decisão que afeta os motoristas da 99 e Uber, é um agravo de instrumento apresentado pela prefeitura do município. Anteriormente, o prefeito de São Paulo já tinha informado que as empresas não tinham autorização para oferecer a modalidade na capital, já que existe um decreto municipal que proíbe o serviço.

O poder executivo paulistano argumentou que o serviço vai contra as leis federais e estaduais por causa de questões voltadas à segurança e aos requisitos de habilitação dos condutores. Apesar da suspensão, as empresas não foram multadas ou acusadas de crimes imediatos. 

Entenda a disputa que afeta os motoristas da 99 e Uber

  • O Decreto Municipal 62.144/2023 proíbe o transporte remunerado de passageiros por motocicletas com aplicativos em São Paulo;

  • A Prefeitura reafirma a validade do decreto, mesmo após ações judiciais,  considerado o serviço irregular;

  • Nenhuma decisão judicial afastou a aplicação do decreto.

  • A notificação à 99 foi feita em 14 de janeiro; eles foram obrigados a suspender o serviço de mototáxi.

  • Em 17 de janeiro, a prefeitura pede multa diária de R$ 1 milhão contra a 99.

  • Em 22 de janeiro, uma ação direta de inconstitucionalidade foi apresentada pelo PSOL contra a proibição do serviço, e a apresentação de uma notícia-crime pela Prefeitura contra a 99, com pedido de extensão das medidas também à Uber.

Qual o posicionamento da 99 e da Uber?

Em nota, a 99 informou que suspendeu a operação 99Moto na cidade de São Paulo temporariamente, conforme a decisão do TJSP. Apesar disso, a empresa lamenta a perda de oportunidades e benefícios da modalidade para passageiros e motociclistas paulistas. Eles irão recorrer da decisão.

Assim como a Uber, que também disse em nota que a operação do Uber Moto foi temporariamente suspensa em São Paulo por decisão liminar. A empresa também vai recorrer à Justiça para restabelecer o serviço.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre os aplicativos de transporte de passageiros, confira.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).